terça-feira, dezembro 26, 2006

Old-fashioned Apple Pie


Em todas as reuniões de família -- de ambos os lados -- eu sempre sou convocada a levar uma sobremesa. Este ano, atendendo a pedidos da minha cunhada C., a sobremesa que eu levei ao almoço de Natal foi a tradicionalíssima torta de maçã americana. E o sorvete de creme para acompanhar, é claro!

Modéstia à parte, esta torta ficou especialmente deliciosa, e eu vou explicar o motivo: pela primeira vez eu a fiz em duas etapas. Eu fiz a massa e o recheio na véspera, e deixei ambos na geladeira. Isso significa que a massa ficou com uma textura ainda mais folhada, e as maçãs ficaram mergulhadas em caldo durante toda a noite...

Na manhã de Natal eu montei a torta e ela passou mais algumas horas na geladeira. Ela só foi assada durante o almoço, para ser degustada ainda quentinha, saída do forno, com uma bola de sorvete em cima... A massa ficou maravilhosa, parecia uma massa folhada, mas sem ser enjoativa! A partir de agora, só farei esta torta desta maneira. Antes da receita, aqui está a prova do crime:


Torta de Maçã Americana

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara de gordura vegetal, em pedaços
3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga, gelada e picada
6 colheres (sopa) de água gelada

No processador, usando a lâmina, misture tudo (menos a água), ligando e desligando o motor até a massa ficar com pequenos pedaços. Com o motor ligado, adicione a água pelo tubo. Processe até que a massa solte dos lados da tigela. Retire e divida a massa em duas partes iguais. Em uma superfície polvilhada com farinha abra metade da massa formando um círculo. Forre o fundo e os lados de uma fôrma de torta de 22 cm de diâmetro com a massa. Faça o mesmo com a massa restante para cobrir a torta depois de colocado o recheio.

Pré-aqueça o forno na temperatura média-alta.

Recheio:
5 maçãs médias, sem casca e cortadas em fatias finas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
suco de 2 limões pequenos
1 pitada de noz-moscada
1 xícara de açúcar misturado com canela

Depois de fatiar as maçãs, cubra-as com o suco de limão. À parte, misture a farinha, a noz-moscada e o açúcar já misturado com a canela. Jogue sobre as maçãs, misturando bem. Distribua as maçãs sobre a massa, fazendo um “pico” no centro. Se quiser, espalhe pedacinhos de manteiga sobre as maçãs. Cubra com a massa restante, selando as bordas. Pincele com um ovo ligeiramente batido e faça vários furos na massa para que o vapor saia. Asse por 20 minutos. Abaixe a temperatura do forno para Média e asse por mais 20 ou 25 minutos. A massa deve dourar e o recheio deve estar borbulhando.
Observações:
1. A massa pode feita “à mão”, usando um pastry blender ou duas facas para incorporar a manteiga e a gordura vegetal à farinha e ao açúcar.
2. A massa pode ser congelada por até 3 meses. Embale em filme de PVC e descongele na geladeira.
3. Sirva com sorvete de creme! Assim você terá a tradicional sobremesa americana "apple pie à la mode".

74 comentários:

Regina disse...

Cinara, vc quer me matar de vontade de comer esse pedaço? Está suculenta e linda essa torta! Ah, só hoje fui comer seus cookies, não sabia q vc tinha feito, estão igualmente deliciosos!!! E a receita?? Tirei uma foto para vc, mas esqueci a máquina em casa, só à noite... bjs

Valentina disse...

Cinara, adoro como às vezes uma mudança de leve na forma de fazer algo muda tudo para melhor. Esta torta esta visualmente maravilhosa.E este sorvete derretendo por cima da fatia passa a sensação do calor e do contraste. Foto malvada esta,viu?!

Lua Limaverde disse...

Está linda a torta! A receita da massa lembra um pouco uma torta de maça que fiz no começo do blog, mas essa parece mais "folhada" como você disse. Beijo!

Anônimo disse...

Cinara, que pecado isso!!

Está igualzinha às tortas dos filmes e seriados americanos, amiga, uau!

Gostei da idéia de preparar tudo de véspera, acho que para dias mais "busy", com mais gente em casa, é uma super dica.

Cinara disse...

Fui eu que fiz os cookies, sim, Rê, mas eles não ficaram bons... Deviam ter ficado "gordinhos", mas ficaram "chatinhos". Acho que foi o calor infernal que estava fazendo! Vou tentar de novo, mas posso te passar a receita antes, sem problemas. Beijos!

Eu juro que não foi por maldade, Valentina, mas concordo que a foto está bem fiel ao original. Só falta o aroma! :o) Bjs!

Obrigada, Lu! Eu fui ver a sua torta de maçã verde, e achei maravilhosa também... Você viu que eu copiei a sua idéia de marcar a foto com o nome do blog? Assim ninguém duvida que foi a gente que tirou, né? ;o)
Beijos!

Patricia, em duas etapas, esta torta acabou não dando trabalho nenhum! E o tempo a mais de geladeira deixou a massa perfeita... Só não deu tempo de deixar esfriando na janela, porque o pessoal a devorou em poucos minutos! Beijinhos...

Karen disse...

Adoro essas tortas!

Anônimo disse...

Hum... essa foto tá fazendo jus a receita com certeza! Porque eu faço uma mto semelhante e sei exatamente oq vc descreveu! Parabéns!

Cinara disse...

Você sabe o que é bom, Karen... ;o)

Obrigada, Camila! A torta de maçã é imbatível mesmo! Bjs

Anônimo disse...

Cinara, sua torta de macas esta a coisa mais lindaaa!
Nossa, me deixou com vontade de torta de macas, serio!
Adorei sua ideia de fazer separado massa e recheio e ainda mais de fazer de vespera, muito pratico, e o resultado esta sem duvida maravilhoso, adorei!
Receita copiada p/ ser executada soon!!
Ana

Cinara disse...

Obrigada, Ana! Eu faço esta torta há anos, mas desta vez pude comprovar que até o que é bom por natureza pode ser aperfeiçoado... ;o) As "3 colheres de sopa de margarina" são brasileiras, e equivalem a 60g de margarina. A "1/2 xícara de shortening" equivale a 100g, OK? Bjs!

Akemi disse...

Estou com algumas maçãs que ganhei da acupunturista e agora já sei onde aproveitá-las! Está de babar o teclado, Cinara! Realmente linda e super apetitosa!

Anônimo disse...

afff Isso é um pecado.. rsrsrsr

Amiga, que fotos de matar a gente de vontade... quase me lancei em cima da tela do notebook... rsrsrs

Adorei...quando estiver in the mood pra uma torfta de maçã, sem dúvida farei essa...rs

bjs

Cinara disse...

Obrigada, Akemi! E "babar no teclado" é ótimo... ;o) Beijos!

Maria Helena, concordo que as fotos ficaram boas, mas foi tudo graças à minha câmera, que é ótima! Eu só sei "mirar" e apertar o botão... :o) Bjs

Anônimo disse...

Cinara,
Esta tarte tem um aspecto absolutamente delicioso.
Pretendo fazer esta receit,mas estou com uma dúvida em relação à gordura vegetal. Eu sou de Portugal, e não sei exactamente o que isto é. Será óleo vegetal?Penso que não seja margarina vegetal, uma vez que a a margarina está listada como outro ingrediente. Será que posso simplesmente aumentar a quantidade de margarina e eliminar a gordura vegetal?
Espero que me possa esclarecer porque esta sua receita é de facto irresistível...

Cinara disse...

Olá! Aqui no Brasil, margarina e gordura vegetal são dois ingredientes diferentes, embora a gordura vegetal hidrogenada seja um dos ingredientes da margarina. Eu fui pesquisar e descobri o seguinte:
"Gordura hidrogenada é o produto obtido pela hidrogenação de óleo vegetal, estabilizado com a adição antioxidantes e de ácido cítrico.
Ponto de Fusão: 41-42 ºC. O processo de hidrogenação de óleos compreende as etapas de hidrogenação; resfriamento; filtração e desodorização (retirada de odor), obtendo assim a gordura vegetal hidrogenada."
Não sei se há algum produto similar em Portugal, mas você pode substituí-la por mais margarina sem problemas. A gordura vegetal apenas garante que a massa fique mais folhada e crocante, entende? Espero ter ajudado!
Abraços e obrigada pela visita!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Cinara, que torta linda! E FICA OTIMA MESMO COM SORVETE.. ops!! Ate gritei de animacao! :-)))))))) Beijaoooo,

Cinara disse...

Obrigada, Fer! O contraste é mesmo uma delícia... Beijos!

Anônimo disse...

Só para deixar todo mundo babando no teclado eu já experimentei (não esta) a torta da Cinara e se ela conseguiu melhorar o que já era bom, deve ter ficado divinamente divina!!!

Cinara disse...

Cris, pode deixar que eu faço esta torta de novo na próxima vez que formos à sua casa... Ficou divina mesmo, amiga! Bjs

Anônimo disse...

Bem, eu que já estava com dois doces "engatilhados" pro reveillon, vou ter de incluir mais um, esta torta! Obrigada pela receita.E um ótimo 2007 para você e os seus.

Anônimo disse...

Beautiful Pie, Cinara! You have me wanting a slice of that now :). Hope you are having a great New Years!

Silvia Arruda disse...

Meu Deus, Cinara... esta torta me deu água na boca!! Deve ficar deliciosa.. hummmm

Cinara disse...

Obrigada, Isabella! E obrigada também pela visita... Volte sempre!

Thanks, Jen! I just got back from a quick trip with my family, and it was wonderful... Hope you had a great celebration too!

Obrigada, Silvia! Esta torta é mesmo uma perdição... Bjs!

Anônimo disse...

Hummm... que delícia de receita!! Me deu água na boca de ver a linda foto com essa fatia recheada de maças, e ainda com esse sorvete de creme derretendo por cima... Parece ser super refrescante, maravilhosa!

Vivianne

Cinara disse...

Obrigada, Vivianne! Esta aqui realmente vale a pena... Bjs!

Anônimo disse...

OMG! Primeiro foram os cookies, agora essa receita de torta de maçã! E da mesma maneira que os cookies, estava atrás de uma receita desse tipo de torta.

Certeza que irei fazer, fácil fácil! Se eu engordar a culpa vai ser sua, hahahahah

Cinara disse...

Não se preocupe, Vítor. Esta torta é de maçã, certo? E como maçã é fruta, não engorda quase nada! ;o)

Vivien disse...

Cinara,

Li a reportagem da Metrópole. Sou presidente do Clube Gourmet de Campinas,e gostaria de saber se você têm interesse em conhecer nosso grupo de amigos gourmets.
Meu e-mail vvhsoares@uol.com.br
tel. (19) 3251-3518 e 8111-2424
Um abraço,
Vivien von Hertwig Soares

Anônimo disse...

Jesus! Esta torta é um pecado mortal!!! Alguem consegue comer só uma fatia??? Amei amei amei, vou fazê-la para amanhã e colocar a foto no meu blog! Espero que fique linda como a sua! Beijos e parabéns, menina!

Cinara disse...

Olá, Vivien! Eu já ouvi falar do Clube Gourmet de Campinas, e claro que tenho interesse em conhecê-los! Entrarei em contato através de seu e-mail, está bem? Abraços!

Obrigada, Itza! Adoro quando as pessoas ficam animadas em fazer minhas receitas! Não se esqueça de me avisar se fizer a torta, OK? E mais tarde vou visitar seu blog, pode deixar! Bjs!

Cinara disse...

Fico feliz que você tenha gostado das minhas receitas, Hely! Se decidir fazer alguma, não deixe de me dizer como ficou. Obrigada pela visita e volte sempre!

Anônimo disse...

Oi Cynara ,há um tempo atrás estava procurando uma receita de torta "igual ao desenho da Branca de neve" para minha filha,mas as receitas que encontrei não me animaram e acabei fazendo uma outra torta que ficou gostosa mas não satisfez a pequena...Agora vendo essa foto me animei e vou já prepará-la...

Cinara disse...

Eliane, adorei você ter comparado a minha torta à torta da Branca de Neve! Esta receita é muito boa mesmo, tenho certeza que sua filhota vai adorar... Depois me conte, OK? Bjs!

Rita Franco disse...

Cinara,

Amei esse blog!
Vc participa de alguma associação gastronômica de Campinas?
Acho que fechou a Confraria dos Chefs, não é? Vc tem informação?

Beijos!

Cinara disse...

Obrigada, Rita! No momento não participo de nenhuma associação gastronômica... Não sei se você viu aqui em cima, mas a Vivien do Clube Gourmet de Campinas me convidou para conhecer o grupo dela. Eu não consegui ir a nenhuma reunião por pura falta de tempo, mas nós conversamos e eu achei a proposta do grupo super interessante! Espero ainda conseguir participar de pelo menos um jantar... Quanto à Confraria dos Chefs, por acaso era um evento ou curso que acontecia no Casarão? Se não me engano acabou sim, e não sei se tem algo a ver com o Clube Gourmet, que também se reúne no Casarão. Enfim, tem o email da Vivien aqui em cima, talvez você possa entrar em contato! Com certeza ela deve saber mais do que eu. Pode dizer que pegou o contato dela aqui no meu blog! Obrigada pela visita e volte sempre! Beijos e um ótimo feriado para você...

Anônimo disse...

Adorei essa receita!!!
Andréa

Cinara disse...

Obrigada, Andréa! :o)
Beijos e volte sempre!

Anônimo disse...

Oi Cinara, fiz a sua torta de maçã lá no meu desafio deste mês e postei hoje...coloquei o link para você tá?
Ficou divina...beijos

Cinara disse...

Oi, Fer! Que bom que você gostou da torta! Vou conferir a sua agora mesmo! ;o)
Beijos e bom final de semana!

Anônimo disse...

Cinara,Eu não tenho processador ou batedeira,será que dá pra fazer a massa na mão?

Bjks
Márcia

Cinara disse...

Oi, Márcia! Tudo bem? Você pode fazer a massa à mão, sim. No final da receita, o primeiro item em "Observações" explica como fazer: é só você ficar cruzando duas facas, uma para cada lado, até a manteiga ficar em bolinhas pequenas no meio da farinha. Se quiser dar uma olhada em um passo a passo da massa feita à mão, clique aqui.
Se ainda tiver dúvidas, escreva, OK? ;o)
Beijos!

Fabi disse...

Cinara, fiz ontem e amei. Muito boa a receita, obrigada por compartilhar conosco! Ao colocar na boca, o recheio me lembrou muito ao da tortinha do McDonald's, que eu amo! Só que ficou mais seco, o que eu acho que dá para corrigir colocando menos farinha e um pouquinho mais de açúcar. Bjs.

Cinara disse...

Fico feliz em saber que você aprovou a receita, Fabi! Por que será que seu recheio ficou mais seco? O meu fica bem cremoso, ainda mais deixando o recheio na geladeira de um dia para o outro... Mas faça as modificações que você achar necessárias e depois me diga se melhorou, OK? ;o)
Beijos e bom final de semana!

Adriana disse...

Cinara,adorei a torta... estou procurando uma torta fechada assim faz tempo, pois o meu filho (de 6 anos) quer comer uma "torta dos desenhos animados"... será que em vez de colocar recheio de maçã posso colocar algum tipo de creme de chocolate , que por sinal, não sei como fazer... Por favor me ajude...
Obrigada
Adriana

Cinara disse...

Adriana, esta torta é realmente maravilhosa! Esta massa é usada para fazer vários outros tipos de torta nos Estados Unidos, mas a maioria é feita com frutas. Eu dei uma pesquisada e não achei nenhuma torta deste tipo com recheio de creme de chocolate, e infelizmente não tenho a receita de nenhum creme que você possa usar... Se você quiser pesquisar "chocolate pie" e achar algo que sirva, eu posso te ajudar caso você tenha dúvidas, OK?
Beijos e bom final de semana!

Ana disse...

Cinara-- problemas! Eu tentei fazer a massa, mas ficou muito grudenta. E é difícil forrar a forma porque a massa fica quebrando! Será que é porque usei margarina em vez de gordura vegetal? :S

Ana

Cinara disse...

Pode ser, Ana! A gordura vegetal dá mais liga na massa, e ela não fica tão quebradiça... Mas se você quiser usar só manteiga (ou margarina para culinária), deixe a massa na geladeira por pelo menos uma hora. Assim ela fica mais fácil de abrir. Tomara que dê certo na próxima vez!
Beijos!

Liana disse...

Queria muito fazer essa receita, mas não tem como substituir a gordura vegetal por outra coisa?

Cinara disse...

Liane, vou repetir a resposta que dei aqui em cima, OK? Você pode usar apenas manteiga (ou margarina para culinária) para fazer a massa, mas ela não vai ficar tão folhada como se fosse feita com gordura vegetal. Para tentar deixar a massa mais folhadinha, deixe a massa na geladeira por algumas horas, ou de um dia para o outro.
Beijos!

Alessandro Paes disse...

Seu blog é delicioso, literalmente!
Vou tentar convencer minha esposa a fazer a torta. É possível bater a massa na mão (não temos batedeira ou processador).

Outra coisa, em 1995 fui a NY e comi no KFC ou numa rede similar uma torta de frango simplesmente maravihosa. Quando a rede veio pro Brasil achava que mataria minha vontade mas infelizmente eles não a fazem por aqui. Se puder postar a receita seria ótimo!

Alessandro Paes (seu colega de blog)
http://cursogratuitoparaconcursospublicos.blogspot.com/

Cinara disse...

Muito obrigada pelo comentário e pelos elogios, Alessandro! Vocês podem fazer a massa "à mão" mesmo, misturando a manteiga e a gordura vegetal à farinha e ao açúcar com as pontas dos dedos ou com um garfo. Depois que ficar parecendo uma farofa, você acrescenta a água para dar a liga. A massa não deve ficar grudenta, mas formar uma bola lisa.
Quanto à torta de frango do KFC, eu não tenho a receita! Mas pode deixar que vou pesquisar, e publico aqui caso eu encontre, OK?
Mas não deixem de fazer a torta de maçã, realmente vale a pena! ;o)

Fernanda Cavalaro disse...

Olá Cinara, é o 1º comentário que posto em seu blog, mas sou muito fã das suas receitas... E o melhor, todas que faço dão certo :)
Fiz a apple pie em casa e foi um sucesso, contei pra uns amigos que sempre tiveram vontade de comer a famosa torta americana dos filmes... Resultado, estou fazendo uma agora pro jantar que teremos amanhã a noite, vou seguir sua dica de fazer em duas etapas...
Obrigada por dividir suas receitas conosco... Eu simplesmente A-DO-RO

Cinara disse...

Eu é que agradeço por suas palavras tão carinhosas, Fernanda! Adorei saber que você gostou da torta... Você vai ver como ela fica ainda mais saborosa quando feita em duas etapas! ;o)
Beijos!

Unknown disse...

Essa receita parece ser muito fácil e apetitosa. Eu só fiquei comuma dúvida. Você deixou aa maçãs mergulhadas em caldo feito com o que?


Beijos e Obrigada pela receita

Cinara disse...

Oi, Valéria! O caldo se forma durante a noite, com o líquido que sai das maçãs e se mistura ao suco de 2 limões que adicionamos depois de fatiar as maçãs! Esse suco vai se misturar ao açúcar com canela e farinha, formando um caldo escuro que dá um sabor maravilhoso às maçãs... Depois me conte se fizer a torta, OK? ;o)
Beijos e bom final de semana!

Anônimo disse...

Oi, que tipo de maça que foi usada para fazer essa torta?

Cinara disse...

Você pode usar o tipo de maçã que quiser ou tiver em casa. Eu acabo usando a maçã argentina porque é a que sempre compro, mas pode ser com a Fuji e a Gala também. E você pode misturar os tipos de maçãs sem problemas! ;o)

Renato S. Alves disse...

Cinara
Uma leitora do meu blog me falou do seu. Adorei!!! Vou voltar sempre. No meu blog também registrei uma experiencia com Blueberry Pie, a minha preferida. Veja lá na "culinária americana" a aventura. Meu blog não é sobre culinária mas me aventuro de vez enquando porque sou apaixonado pelo tema, como todos em casa. Um de meus irmãos é até chefe de cozinha na Band.
Parabéns pelo sucesso!
Renato

Cinara disse...

Obrigada pelo comentário e pelos elogios, Renato! Vou conferir o seu blog com certeza. Depois me diga quem é o seu irmão, caso ele tenha um programa, quero prestigiar!
Abs!

Marina Maria disse...

Oi Cinara, tudo bem? Estou fazendo sua receita como vc recomendou, de um dia para o outro. Mas fui espiar as maçãs na geladeira e vi que realmente se formou muito líquido! Daí fiquei com a dúvida: quando for montar a torta, eu coloco as maçãs junto com todo esse caldo na massa mesmo? Não corre o risco de ser líquido demais para a massa e ela acabar absorvendo, deixando a massa encharcada?

Tomara que vc veja o comentário a tempo! rs

Beijoca!

Cinara disse...

Oi, Marina! Segue a resposta que te mandei por email, pois ela pode ajudar outros leitores:
Na hora de colocar as maçãs sobre a massa, você deve dispensar praticamente todo o líquido, senão a massa ficará encharcada mesmo.
Mas depois de colocar todas as maçãs, espalhe um pouquinho do caldo por cima delas, OK?
As variedade das maçãs que você usou deve soltar muito caldo mesmo, é normal. Na próxima vez, tente usar outro tipo de maçã para ver o resultado!
Depois me diga como ficou!!
Beijos!

Marina Maria disse...

Cinara, muito obrigada pela ajuda. Fiz a receita e ficou simplesmente deliciosa. A torta era para minha mãe e ela até se emocionou quando comeu, ficou se lembrando da infância. Fiz só umas adaptações mínimas e postei lá no meu blog com o seu crédito, tá?

Beijão!

Anônimo disse...

Posso fazer em uma forma de vidro, aquelas Marinex, que tem 22 cm de diâmetro no fundo, porém as bordas são um pouco mais altas do que deveriam - eu imagino - , tem aprox. 6 cm? Obrigado

Cinara disse...

Olá, Anônimo! Pode fazer nessa forma, sim, mas você não vai ter massa suficiente para chegar até as bordas. Então é só ir com a massa até a metade das laterais que dá tudo certo!

Anônimo disse...

Eu postei em anônimo porque minha conta do Google tem uns problemas, mas meu nome é Mateus, tenho 15 anos e sou do RS.
Até ontem eu não conhecia teu site, nossa, era exatamente tudo que eu tava procurando! Eu adoro essas receitas americanas, e às vezes até me arrisco a fazer procurando elas nos sites americanos, mas eles não explicam como achar ou fazer algumas das coisas, aqui no Brasil, e vai ver por isso dá errado. Recentemente eu comprei aquele livro "A América de Jamie Oliver", e até agora só tentei fazer duas receitas dele: o Cheesecake de NYC e o Cupcake Veludo. Infelizmente, nenhuma delas deu certo, e como eu já era meio decepcionado comigo mesmo, por nunca acertas essas receitas americanas, já estava desistindo de ir atrás. Achar teu site foi muito bom! Hoje mesmo vou ir ao melhor supermercado que tem aqui, pra ver se acho tudo que preciso pra fazer tudo que eu quero. Abraço.

Cinara disse...

Oi, Mateus! Fico feliz que você tenha gostado do Cinara's Place! Depois me conte quando fizer as receitas. E não deixe de escrever se tiver dúvidas, OK?
Abraços!

Jeniffer Oliveira disse...

Cinara, o meu processador é pequeno. Eu posso fazer essa receita em uma batedeira? ou liquidificador? Vou fazer para o natal.

Cinara disse...

Oi, Jennifer! Você pode fazer na batedeira, sim, contanto que ela seja relativamente potente. No liquidificador não dá certo porque a massa é meio pesada.

Unknown disse...

primeira vez aq, e já me apaixonei, parabéns.

Cinara disse...

Muito obrigada, Ester! :)

Unknown disse...

Olá Cinara! Já fiz algumas vezes essa torta, é maravilhosa! Obrigada por compartilhar tanto amor!
Vc acha q é possível fazê-la em 4 horas?
Obrigada!

Cinara disse...

Patrícia, é possível fazer a torta em 4 horas, sim. Eu sempre fiz tudo direto, só descobri que a massa fica mais folhada se deixada a geladeira de um dia para o outro. Mas você pode fazer a massa, abrir, rechear e levar ao forno em seguida, sem problemas!! ;)

STAR disse...

Oi Cinara, tudo bem? Eu tenho um canal no youtube, e AMEI sua receita de torta de maçã! Posso grava-la em forma de vídeo e dar os créditos da receita pra você? O canal é esse aqui, aguardo resposta, beijos! youtube.com/gustavobarussiuehara

Claudineia disse...

muito maravilhosa tua receita???