sexta-feira, março 30, 2007

Brownie Cookies

Meu filho sempre me pediu para fazer cookies de chocolate com gotas de chocolate, mas eu queria achar uma receita diferente da tradicional, que seria apenas acrescentar chocolate em pó aos chocolate chip cookies. Acabei encontrando esta receita que não é boa... é F-A-B-U-L-O-S-A!!! Assim que os cookies ficaram prontos, eu me arrependi de ter feito, porque não conseguia parar de comer... Filho e marido também aprovaram sem ressalvas. Apenas uma recomendação: se você não tem autocontrole, não faça estes cookies. Quem avisa, amigo é...


Brownie Cookies

2/3 xícara de gordura vegetal

1 colher (sopa) de água

1 1/2 xícara de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

2 ovos

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1/3 xícara de chocolate em pó

1/2 colher (chá) de sal

1/4 colher (chá) de bicarbonato

2 xícaras de gotas de chocolate meio-amargo


Pré-aqueça o forno a 190 graus centígrados. Na batedeira, bata a gordura vegetal, a água, o açúcar e a baunilha. Acrescente os ovos. À parte, misture a farinha, o chocolate em pó, o sal e o bicarbonato. Acrescente ao creme aos poucos, e bata apenas até misturar. Com uma colher, misture as gotas de chocolate. Despeje colheradas da massa em assadeiras não untadas (eu usei meu cookie scoop), deixando 5cm entre elas. Asse de 7 a 9 minutos, no máximo. Deixe esfriar por 2 minutos antes de tirar da assadeira.



Observações:

1) A gordura vegetal pode ser trocada por manteiga ou margarina. É só usar a mesma medida, e *não usar* a colher de água pedida na receita. Como foi a primeira vez que fiz, usei a gordura vegetal mesmo, porque os comentários na receita original diziam que a textura ficava maravilhosa. Eu aprovei, mas por ser mais saudável, na próxima vez vou experimentar com margarina para culinária.

2) Os cookies parecem crus quando tirados do forno. Resista à tentação de deixá-los mais tempo assando, ou ficarão secos e perderão a textura de brownie!

59 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cinara! Descobri seu blog ha pouco tempo e estou fascinada, parabens! Eu não tenho gotas de chocolate vou cortar em pedacinhos gostaria de saber quantas gramas mais ou menos. Obrigada!

Cinara disse...

Oi, Paula! Eu nunca tinha pesado as gotas, porque sempre compro pacotes de 1kg e uso xícaras como medida, mas acabei de pesar para você: duas xícaras de gotas de chocolate pesam exatamente 280 gramas! E achei ótima a sua pergunta, porque ela pode ser útil para outras pessoas que vão usar chocolate picadinho... ;o) Depois quero saber se você gostou dos cookies, OK? Beijos e volte sempre!

Anônimo disse...

Valeu Cinara! Depois te conto como ficou. Beijos

GMG disse...

Cinara, tenho de ter cuidado com as visitas ao seu blog, senão vou acabar precisando de banda gástrica...
Obrigado pela informação no blog da Cris.
Gil

Lua Limaverde disse...

Amiga, faça isso comigo não... é muita tentação ter todos os ingredientes em casa, hehehe.
Quando eu fizer vou logo fazer esse e aqueles outros já clássicos seus! :) Beijo!

Cris disse...

Você poderia fazer novamente e me convidar para um chá, na volta da viagem... você me deixou curiosa com este brownie cookies, tenho certeza de que nunca provei antes e fiquei com água na boca...

Maria.Helena disse...

afff AAAFFF... rsrsrs

Cinara "do céu"!!! Vc juntou duas das coisas pelas quais sou MANÍACA: brownies e cookies... olha a dieta vai pro espaço. Sorte que to vendo agora e amanhã NÃO posso fazer...rs... só domingo :o

Beijocas e bom findi!!!
MH

Valentina disse...

nao sei se vou chegar perto. ultimamente nao existe auto controle por aqui.rss rss

Beatriz Belliard disse...

a foto mostra bem a textura, esta apetitoso ! que gordura vegetal vc usou ? vou fazer pro meu filho fanatico de cookies !

winnie disse...

Andava mesmo à procura destes bolinhos.
Vou fazer hoje!

Cinara disse...

Gil, é verdade: aqui você nunca vai encontrar comidas "light"... ;o) Quanto à informação, foi um prazer esclarecer sua dúvida!

Lu, eu vi que a Geórgia achou gotas de chocolate por aí! Que bom! Quanto a estes cookies, estou até com medo de fazer de novo, amiga... :o)

Cris, estes cookies eu só fiz uma vez, e eles desapareceram em um piscar de olhos! Eu mesma comi mais do que devia... Pode fazer que os meninos vão adorar!

Maria Helena, eu sabia que você iria gostar desta receita! Desculpe se meu blog faz mal à sua dieta, não foi de propósito... :oD

Val, com estes cookies, o autocontrole precisa ser três vezes maior, amiga... :o)

Bia, desta vez eu usei a gordura vegetal hidrogenada da marca do Carrefour, mas costumo comprar as marcas "Primor" e "Saúde" também. Só evito comprar marcas desconhecidas. Depois me diga se você e seu filho gostaram, OK?

Winnie, garanto que você vai gostar. Depois eu quero saber como ficaram!

Bjs e bom final de semana a todos!

winnie disse...

Já fiz, não ficaram bonitos, mas ficaram óptios. Usei açucar amarelo que era o que tinha em casa.

Akemi disse...

Essa foto está de avançar na tela! Agradeço o aviso mas acho que auto controle é uma palavra que não existe no meu vocabulário! rsss
Já estou me vendo comendo os cookies com um copão de leite gelado! :-D

Patricia Scarpin disse...

Eu aqui, toda politicamente correta, tomando o meu C*orpus 0% de gordura e dou de cara com isso... Not fair, Ci! ;)

Parecem deliciosos e gostei do jeito como vc descreveu a textura deles.

Anônimo disse...

maravilha de receita e a foto fala por si só...vou testar e depois volto pra dizer se consegui manter o controle...rs..
beijo e bom fim de semana

Cinara disse...

Winnie, já deixei um comentário no seu blog. Ainda quero saber o que é o açúcar amarelo... ;o)

Akemi, eu comi *vários* destes cookies com leite gelado, amiga... Não tem nada melhor! :oP

Pat, meu blog não é nem um pouco politicamente correto, amiga... A Maria Helena logo, logo vai me processar! :oD

Lila, que a força esteja com você... Depois não diga que eu não avisei! ;o)

Beijocas e bom domingo para vocês!

Carla Ventura disse...

Esse é pecado! Achei a receita perfeita pra eu fazer meus primeiros cookies :) A pergunta da Paula foi muito útil pra mim :)

winnie disse...

Espreita aqui a explicação do açucar:

http://www.sores.pt/SidulSores/Acucar/Tipos_de_acucar/default.htm

winnie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz Belliard disse...

Cinara, vou tentar fazer com manteiga de palma, nao sei se vc conhece, é uma manteiga vegetal solida naturalmente, depois te digo como ficou; Bjs

Anônimo disse...

Oi, Cinara, adoro o seu jeito de escrever. Também tenho uma receita de cookies maravilhosa que as minhas filhas fazem nas férias, pois realmente a gente perde o controle! Se vc quiser, posso enviá-la. Os seus certamente estão maravilhosos. Cinara gostaria de pedir o seu e-mail, é permitido?.Pois assim posso mandar informaçoes sobre receitas e vc poderia, se quiser, entrar no meu espaço da web que não é aberto a todos. Beijos.
Cláudia

Cinara disse...

Carla, por causa do calor, a massa pode ficar muito mole e os cookies podem se "esparramar" pela assadeira. Para que isso não aconteça, deixe a massa na geladeira por 1 hora antes de assar, OK? Depois quero saber *tudinho*... ;o)

Winnie, muito obrigada pelo link! Já fui lá olhar, e tenho a impressão que esse açúcar amarelo equivale ao nosso açúcar demerara. Mas eu nunca o usei mesmo, por isso não sei dizer se a textura dele atrapalhou ou não... Mas o que importa é que ficaram sabororos, não é? :o)

Bia, eu não conheço a manteiga de palma, mas se ela é sólida como a gordura vegetal, pode ser usada sem problemas! A gordura vegetal contém menos água que a manteiga ou margarina, por isso deixa os cookies mais altos e fofinhos... Aguardo seu feedback!

Cláudia, eu adoraria receber sua receita de cookies! Anote meu e-mail: cinaracmf@hotmail.com.
E se você me passar o endereço do seu site, é claro que vou lá fazer uma visitinha! Muito obrigada pelo convite e pelos elogios... ;o)

Beijinhos e uma excelente semana para vocês!

Anônimo disse...

Ci, querida, eu comia muuuito uns cookies que vendem nos shoppings de Brasília, ms não chegeram em Recife... Hj vi as gotinhas no mercado, e comprei. Lembrava q vc já tinha feito, ams eram os tradicionais. De qq forma, qdo pensei na receita a pegar, foi aqui que vim, na hora. E qual não foi minha surpresa, ao ver q a sua receita era exatamente o que eu queria!!! caramba!!!
Já fiz agorinha, ficam mesmo tuuudo de bom!!!
Brigada pela ajuda, amiga, vc foi show, msm sem esperar!
Beijão!!

Cinara disse...

Márcia, que coincidência boa! Fico feliz que você tenha gostado... Se quiser publicar no seu blog, fique à vontade, viu? E eu é que agradeço por você prestigiar minhas receitas! ;o)
Beijinhos e uma ótima semana para você!

Anônimo disse...

Oi Cinara! Fiz os cookies mas usei margarina comum e acho que por isso ficaram mais parecendo um bolinho do que um cookie mas ficou muuuuuuuuuuuito bom! Vou comprar margarina culinaria e fazer de novo(alguma sugestão de marca?), obrigada por esta receita maravilhosa! Beijos!

Carla Ventura disse...

Acho q eu ando tão viciada em blogs que eu sonhei que vc tinha postado outra receita. Quando entrei aqui e vi a foto dos cookies estranhei :P

Eli disse...

Que foto tentadora! Parabéns!

Cinara disse...

Paula, estes cookies realmente parecem bolinhos, viu? Seriam como brownies no formato de cookies, entende? Acho que você fez tudo certinho! Quanto à margarina, eu uso aquelas em barrinhas, das marcas Primor, Doriana ou Vigor. As margarinas de pote são cremosas demais... Fico feliz que você tenha gostado! ;o)

Carlinha, devo postar outra receita hoje, viu? Você lembra com qual receita você sonhou? Às vezes foi uma premonição... :oD

Obrigada, Lica!

Beijos e ótima semana para vocês!

Anônimo disse...

Olá Cinara,

me ajude a fazer estes brownie cookies! Não ria...mas não sei medir margtarina, manteiga ou gordura assim!
Quanto é 2/3 de xícara de gordura hidrogenada? Aliás quanto é uma xícara de manteiga?
Agradeço antecipadamente .
Abraços

Cinara disse...

Eleonora, imagina se vou rir da sua pergunta! É para isso mesmo que servem os blogs: esclarecer dúvidas e trocar experiências, certo? ;o) Vamos lá: Sabe a margarina para culinária, que vende em pacotes com 4 tabletes de 100g cada? É essa que eu uso. Cada dois tabletes (200g) equivalem a 1 xícara. Portanto, 2/3 de xícara equivale a pouco mais de 130g. (Os tabletes de margarina costumam vir com as medidas impressas no papel que os envolve, geralmente 5 colheres de sopa, que têm 20g cada uma.) Essas mesmas medidas se aplicam à manteiga e à gordura vegetal. No caso da gordura vegetal, você pode pesar ou cortar "a olho". Quando a receita pede 1/2 xícara, eu corto um pedaço de gordura vegetal do tamanho de 1 tablete daqueles de margarina, "a olho" mesmo.
Evite usar margarina de passar no pão, que vem em potes, porque a cremosidade dela pode fazer com que os cookies fiquem baixinhos, esparramados na fôrma. Ainda mais com este calor que anda fazendo!
Se ainda tiver dúvidas, não deixe de escrever, OK? Bjs!

Carol Emboava disse...

Fiz cookies essa semana também, para testar uma nova receita. Porém, ficaram bastante macios e estava querendo aqueles crocantes!
Mas ficam deliciosos também!

Sua foto está linda! Dá vontade de comer tudo! rs!

Cinara disse...

Obrigada, Carol! Eu gosto de cookies de qualquer jeito: macios, crocantes, amanteigados... Mas faço questão de deixar claro qual é a textura, para que todos saibam qual será o resultado exato. Você já viu meus Sugar Cookies? Eu recomendo... ;o) Bjs!

Unknown disse...

Oi Cinara.Andava por aqui á procura de uma receita de cookies e a sua parece-me indicada. Estou só com um problema. Tenho alguma dificuldade em fazer as medidas dos ingredientes, ainda mais qdo falam em xicaras...qto levará uma xícara? Relativamente á margarina, fiquei esclarecida com a resposta q deu em cima, mas relativamente a ingredientes liquidos, n sei quanto é..
Obrigada desde já :)

Cinara disse...

Olá, Irina! Nas receitas americanas, 1 xícara equivale a 240ml, no caso de ingredientes líquidos. Se tiver mais alguma dúvida é só escrever, OK? ;o) Beijos e bom final de semana!

Claudia disse...

Cinara, fiz esse cookies no sábado e acabaram no sábado mesmo. Estômago de adolescente não tem fim, né? Mas a verdade é que ficaram de-li-ci-o-sos!!
Beijos

Cinara disse...

Clau, estes cookies são os favoritos do meu filho... Eu também adoro a textura deles, por isso até evito fazer muito! Aqui em casa também acabam rapidinho! ;o) Beijos!

Simone Izumi disse...

Esse cookie não me sai da cabeça!Ontem a noite, fiz pela primeira vez e me derreti toda!!!!rs...é uma delícia!!!Se puder, dê um pulinho para ver o meu post!
Alias, todas as suas receitas de cookies muito me interessam!Aos pouquinhos vou testando uma a uma...eu adoro o seu blog, é uma fonte de inspiração!!!
Um bjao
Simone

Cinara disse...

Oi, Simone! Muito obrigada pelas palavras tão gentis... Eu também adoro fazer cookies, pena que tenho andado tão sem tempo!! É claro que vou ver seus brownie cookies agora mesmo! ;o)
Beijos!

Carol disse...

Oi Cinara, encontrei seu blog sem querer, enquanto procurava receitas de cookies, e desde então fiquei ainda mais apaixonada pelas receitas americanas...jah gostava antes, mas agora...tenho vontade de fazer uma receita sua todos os dias. Até um blog próprio eu criei, de tanto que eu gostei do seu. Por enquanto só tem duas receitas, porque não tenho tido tempo de fazer minhas receitas e fotografar, e colocar as suas receitas que eu jah testei não vale né..rsrs. Bom, quando o meu blog estiver decentemente preenchido com várias receitas boas eu te mandarei o link. Hoje fiz os Brownie cookies e o gosto e textura ficaram ótimos, porém eles ficaram meio feinhos, muito finos. Quando tirei do forno estavam bem altos e redondos, e com aparência de crus, como você havia dito, porém depois murcharam e ficaram bem fininhos, quase quebrando. Se você tiver alguma sugestão sobre o que possa ter acontecido eu agradeço. Beijos, e até mais.

Cinara disse...

Oi, Carol! Fiquei feliz em saber que o Cinara's Place a incentivou a criar seu próprio blog! É um hobby delicioso, você vai ver... ;o)
Quanto à sua dúvida sobre os cookies, eu consigo pensar em 2 possíveis motivos para eles terem ficado fininhos. Um deles seria o forno desregulado, como você pode ver no post O Culpado Pode ser o Gás. E no caso dos cookies, o tipo de gordura usada também influencia muito no resultado final. Você usou gordura vegetal, como a receita pede? Você pode usar manteiga ou margarina para culinária também, mas nunca margarinas "moles" como Doriana. Com essas margarinas comuns, os cookies não ficam fofos nunca!
Se não foi nenhum desses dois casos, tente deixar a massa na geladeira por cerca de 1h antes de assar. Isso sempre ajuda!
Beijinhos!

Carol disse...

Olá Cinara. Agradeço a atenção e os esclarecimentos sobre os cookies. Eu usei sim gordura vegetal, não costumo usar margarina em nada, percebi estragando muitas receitas que a margarina não pode nunca substituir a manteiga...fazer o q né! Vou deixar a massa na geladeira da próxima vez e colocar um termômetro no forno. Obrigada, bjos e até mais.

Anônimo disse...

Olá Cinara.....Acabei de descobrir o seu blog e adorei...
Fiz os cookies de mem's e ficaram deliciosos...
Fiz os de brownie também mas ficaram muito fininhos....Será que teria que ter deixado mais na geladeira? Eles ficaram apenas 9 minutos no forno como vc instruiu e sairam com cara de crus e molinhos ao toque. Depois que esfriaram murcharam mas ficaram gostosos...Será que se eu fizer com a colher de sorte ficam melhores e murcham menos? me de uma ajudinha quero eles perfeitos....bjos e parabéns!!

Cinara disse...

Olá, Anônima! Há vários motivos para os seus cookies terem ficado fininhos, como eu explico aqui em cima na resposta que dei à Carol. Se você fez tudo como manda a receita, talvez deixando mais tempo na geladeira a massa não se esparrame tanto... Lembre-se que a massa de cookies deve ser cremosa, mas firme!
Beijinhos!

Anônimo disse...

que maravilha!!!!!

Anônimo disse...

Oi, Cinara,
achei aqui no seu blog essa receita de cookies molinhos, e fiquei com água na boca, vc me tentou! Acho que vou fazer nesse fds e te falo depois tá? bjnhs, Flávia

Cinara disse...

Flávia, este cookies são MUITO macios, tenho certeza de que você vai adorar! E volte mesmo para me contar, OK? ;o)
Beijos!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Os fiz fim de semana passada, resultado em dois dias acabaram, ficam deliciosos e com um consistência entre o biscoito e o brownie mesmo, nota 10!!!

Cinara disse...

Este cookies são os favoritos do meu filho, Ana Paula, então eu também faço sempre! Adorei saber que você fez e gostou! ;o)
Beijos!

Sabrina Fofonca disse...

Realmente eu não achei que daria certo, mas todos aqui em casa aprovaram os Cookies!

Obrigada

Cinara disse...

Fico feliz que seus cookies tenham dado certo, Sabrina! ;o)
Beijos!

Mariana Pellicciari disse...

Olá Cinara,

Fiz teus cookies este fim de semana.
Eles ficaram uma delicia. Porém mt mt mt moles.
Não tinha a gordura vegetal no mercado, então fiz com margarina mesmo. Isto com certeza afetou mt o resultado. Vou fazer de novo com os ingredientes certinhos.
Tenho uma outra dúvida que também pode ter alterado o resultado. Eu pré aqueci o forno à 180 graus e aumentei pra uns 205 quando fui assar. Deveria ter assado os 9 minutos em potencia alta?

Obriagda,

bjo

Cinara disse...

Oi, Mariana! Com certeza a margarina foi a "culpada" da textura mole dos cookies, mas a temperatura do forno também pode ter tido seu papel: o forno deve ser pré-aquecido por 15 ou 20 minutos na temperatura que a receita pede, 190 graus C, ou média-baixa. E os cookies devem ser assados nessa mesma temperatura. A menos que a receita indique, não é preciso mexer na temperatura do forno, OK?
Espero que dê tudo certo na próxima vez!
Beijos!

Fernanda disse...

Oi Cinara!
Gostaria de saber se posso trocar a gordura vegetal por banha?

Cinara disse...

Oi, Fernanda!
Eu ia dizer que não podia, mas resolvi pesquisar para dar uma resposta mais informada. Olha o que achei no site da Sadia:

* A banha pode ser utilizada em preparações doces?
Não recomendamos, pois devido à sua origem suína, receitas doces terão seu sabor comprometido.


Mas você pode substituir por manteiga ou margarina, como está escrito na receita!
Beijos!

Fernanda disse...

Obrigada Cinara!
Tentarei com manteiga então
beijos

Aninha Duff disse...

divinos!

Paula disse...

Olá Cinara, se eu quiser fazer um cookie branco apenas com as gotas de chocolate, basta retirar o chocolate em pó da receita e substituir o açucar mascavo pelo branco?? Você sabe se dá certo ou possui uma receita diferente para esse proposito? Grata!
Beijo, Paula

Cinara disse...

Paula, acho que as modificações não darão certo nestes cookies. Acho que você deveria usar a receita do Chocolate Chip Cookies e usar apenas açúcar branco, em vez de metade de açúcar mascavo. Acredito que vai ficar como você deseja!
Beijos e bom fds!!

Unknown disse...

Olá Cinara!
Fiz esses Brownie cookies e realmente me arrependi muito.
Simplesmente não consegui parar de comer.
São MARAVILHOSOS!!!
Estava aqui pensando em faz~e-los novamente e dessa vez colocá-los em forminhas de madeleines (bem delicadas).
O que acha? Será que vai dar certo?
Se der, comento aqui de novo o resultado.
Beijos!!!!