quinta-feira, maio 01, 2008

Sage-and-Onion Chicken and Sausage

Esta receita eu tirei do maravilhoso livro Feast, da Nigella, que eu ganhei de aniversário da minha querida amiga Luna! É a primeira receita do livro que eu faço, mas já marquei dezenas de outras para fazer, entre salgados e doces. Esta receita me chamou a atenção por vários motivos: leva frango e lingüiça, que meu filho adora, exige um mínimo de preparação, é fácil de fazer e leva sálvia, que eu queria provar há tempos! O resultado é um frango suculento e lingüiças super sequinhas, tudo deliciosamente temperado... Eu tive a felicidade de ganhar o livro, que tem 472 páginas de receitas para verdadeiros banquetes, mas vocês podem conferir a receita original no site da Nigella. Só peço desculpas pela foto, que sinceramente não faz jus ao prato "ao vivo"...


Frango e Lingüiça com Cebola e Sálvia

1 cebola grande ou 2 cebolas pequenas

1/2 xícara de azeite (não extra-virgem)

2 colheres (chá) de mostarda (usei Dijon)

1 colher (sopa) de sálvia seca

Pimenta-do-reino moída na hora

1 colher (sopa) de molho inglês

1 limão siciliano

2kg de frango em pedaços (usei sobrecoxas)

12 lingüiças tipo calabresa

2 colheres (sopa) de sálvia fresca, picada (não usei)

Descasque e corte a cebola em oitavos, e coloque os pedaços em um saco plástico com o azeite, a mostarda, a sálvia seca, pimenta moída a gosto, e o molho inglês. Corte o limão siciliano ao meio, esprema o suco dentro do saco e depois corte-o em oitavos, acrescentado as fatias ao saco da marinada. Misture tudo e depois acrescente os pedaços de frango. Deixe marinando na geladeira de um dia para o outro, ou por no máximo dois dias.

Pré-aqueça o forno a 220° C. Deixe o frango chegar à temperatura ambiente ainda na marinada. Arrume os pedaços de frango em uma assadeira, com a pele virada para cima, e regue-os com a marinada. Espalhe os gomos de lingüiça em meio aos pedaços de frango. Espalhe a sálvia fresca sobre o frango e as lingüiças e leve ao forno por 1 hora e 15 minutos. Vire as lingüiças na metade do tempo, para dourá-las por igual. Arrume os pedaços de frango e as lingüiças em uma travessa para servir.

29 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Eu adoro o sabor intenso da sálvia. Obrigada por nos apresentar esta receita deliciosa.

bjs

Anônimo disse...

Professora Cinara, obrigado por mais uma bela receita.
Mas, este prato tem consumo, também, na culinária americana? Ele lembra-me muito a culinária inglesa.
Sou frequentador diário de seu Blog..
Do amigo e aprendiz....
Thiago

Fabrícia disse...

Comeria um pedacinho desse frango agorinha mesmo...
Bjs.

Manuela disse...

Eu vi ela fazendo essa receita no programa! Já fiz e adorei! Fica delicioso!!!!
Ela preparando o jantar para os filhos dela foi divino! tenta assistir tb!
Como acompanhamento ela fez batata assada de um jeito muito legal (facil e rapido tb!)

Beijos

Axly disse...

Ai que fomeeeeeeeeeeeeeeeee!!!
E isso por que tu disse que a foto não faz jus ao prato. Imagina se fizesse hein! Eu comia meu monitor... hahahahha.
Adorei essa receita, bem interessante misturar coisas diferentes assim.
Anotada!
Kisss pra ti^^bpwttp

Isabel de Miranda disse...

Gostei muito desta receita.os dois ingredientes deve ficar divino...beijinhos doces

Silvia Arruda disse...

Meu marido vai adorar este prato. Receita anotada!

A União Faz a Vida disse...

Confesso que não sou muito fã da Nigela, mas o prato ficou lindo!

Elaine Beneduzi disse...

Oi, Cinara!

Eu, particularmente, adoro linquiça, mas não sou muito fã de frango. Mas o mix me agrada, e muito!
Vc gosta muito da Nigella, não é mesmo? Ainda não tive oportunidade de assistir ao programa dela, mas quero fazê-lo em breve!
bjo.
Elaine

Cláudia disse...

Eu acho que esta marinada deve deixar o frango bem saboroso. E eu adoro tudo que é assado, pois não suja o fogão. Muito boa esta receita.


bjs

Laurinha disse...

Fiquei curiosa......posso por um pãozinho aí, pra experimentar o molhinho na assadeira? ;P
Hummmmmmm, agora, uma rodinha de linguiça, em cima do pãozinho, rola?
Delícia!
Beijinhos

Anônimo disse...

Olá Cinara !
sou umas das frequentadores quietinhas do seu bog .rsr e preciso de sua ajuda sua se possível.
Meu marido está louco para comer "curly fries",que tinha no Arby's .procurando na net achei uma receita que tinha como um dos ingredientes "egg substitute"! me ajuda please !que que é esse egg substitute?hehhehe
vc tem alguma receita ou dica como posso fazer essa tal batata?
Obrigada querida

Leila disse...

eu gosto de frango com salvia mas bem pouquinho de salvia pois senao ela rouba todo o sabor do frango.
Cinara, "roubei" uma receitinha tua de muffin de chocolate. Eu precisa de uma receita rapida para fazer em meia hora pois resolvemos visitar um casal de amigo que tem filhinho. fiz os muffins para ele mas provei um antes. ficou supimpa. Peco-te a autorizacao para publicar no blog, com os creditos a voce logico.
beijinhos

Natália Eleutério disse...

Deve ter ficado delicioso, com essa mistura de sabores, :)

Marcia disse...

Hmmm, esse frango deve estar bom demais... Os meninos tb adoram frango e linguiça - já anotei a receita para fazer p/ eles. Sálvia é uma das minhas ervas preferidas... Bjs

Nereime disse...

Que maneira interessante de aplicar a sálvia...parece muito apetitoso!!!
beijoks

Larissa disse...

Delicious, as always, btw! :-D
Cinara, há flores à sua espera lá no Trivial Básico. Quando puder, passa lá para recebê-las! rsrs beijos!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Eu amo a Nigella...me identifico c/ ela, acho que é por isso, além dela ser uma super cozinheira c/ truques e dicas muito interessantes...o marido vai amar este prato...e achei interessante tb o uso da sálvia!!! Eu não gostava desta erva até fazer uma massa c/ ela...aí passei a gostar...coisas difíceis de explicar!!!bjs

Lua Limaverde disse...

Que legal, Ci! Quando finalmente venho te visitar, uma receitinha do livro! Ficou lindo, me deu fome e ainda nem são 11 horas, rs. Estou sumida, mas em breve dou notícias. Beijos, amiga! :)

Sylvia disse...

Interessante mix de sabores.

Cinara disse...

Pipoka, foi a primeira vez que usei sálvia, e também gostei muito!

Thiago, embora esta receita seja da Nigella, que é inglesa, a culinária americana também apresenta inúmeros pratos à base de frango e lingüiça, principalmente no sul dos Estados Unidos. Lá, além de assados como eu fiz, estes dois ingredientes aparecem em massas, jambalayas, sopas e ensopados. E pelo visto fazem muito sucesso! ;o)

Fabrícia, sirva-se à vontade, querida! O tempero ficou divino... :oP

Manuela, esse episódio eu ainda não vi! Mas não sei se vou conseguir ver ainda, pois agora está passando a série Nigella Express, e não o Nigella Feast... Mas logo deve reprisar, não é mesmo? Vou ficar atenta!

Axly, eu realmente não gostei muito da foto, mas se despertou a sua fome é porque não está tão ruim assim, não é mesmo? :o) Fico feliz que você tenha gostado!

Cozinhar com os anjos, a mistura fica muito saborosa mesmo! E a sálvia dá um toque especial... ;o)

Silvia, espero que vocês gostem! Só não cometa o mesmo erro que eu: cortei as cebolas finas demais, e elas acabaram "carbonizadas"... :oS

Talula, eu estou descobrindo a Nigella aos poucos, e acho que este livro tem dezenas de receitas legais, mas o interessante é que embora eu goste mais de preparar doces, eu não gosto muito dos doces da Nigella. Mas nos salgados, eu acho que ela sabe empregar muito bem os temperos! ;o)

Elaine, como eu disse acima, os pratos salgados da Nigella têm me chamado muito a atenção! Sem falar nos muffins de chocolate dela, que fazem sucesso sempre! E eu sou como você: não sou muito fã de frango, prefiro a lingüiça, mas a mistura ficou muito boa!

Cláudia, tem essa vantagem também! Com uma única assadeira você tem tudo pronto! E a minha ainda é de teflon, não deu nem trabalho para lavar... ;o)

Laurinha, fique à vontade, amiga! Só tenha cuidado para não pegar nenhum pedacinho de cebola "carbonizada" junto, OK? Cortei a cebola fininha demais, e ela virou carvão! :oP

Samis, eu também adorava as curly fries do Arby's! Aliás, eu ainda adoro o Arby's, pena que não "pegou" aqui no Brasil, não é mesmo? Quanto à sua dúvida, o egg substitute é basicamente um produto industrializado que contém apenas as claras dos ovos, além de corantes, espessantes, aromatizantes, etc, e é usado principalmente por quem quer evitar o colesterol. Eu achei a seguinte tabela de conversão:
• 1 ovo = 1/4 xícara de egg substitute
• 2 ovos = 1/2 xícara de egg substitute
• 4 ovos = 1 xícara de egg substitute
Portanto, é só você ver quanto a receita pede do tal egg substitute e usar a quantidade equivalente de ovos normais! Eu não conheço nenhuma receita de curly fries, mas se a sua ficar boa, não deixe de me contar, OK? ;o)

Leila, que bom que você gostou dos muffins, Leila! E é claro que pode publicar no seu blog, será uma honra ver uma receitinha minha por lá... :o) Depois vou dar uma olhada para ver quais muffins você fez!

Nani, eu achei que combinou super bem!

Marcia, no final eu acabei tirando as folhinhas maiores de sálvia, com medo do meu filho "encrencar" com o tempero, mas ele nem notou! ;o)

Nereime, eu ainda não tenho experiência com a sálvia, esta foi a primeira receita na qual a empreguei, mas certamente vou usar mais vezes!

Larissa, obrigada pelas flores, querida! Vou lá ver com certeza!

Mel, é justamente esses detalhes que eu mais gosto nos programas de culinária: às vezes eu nem gosto da receita, mas uma pequena dica já nos abre um mundo de possibilidades novas!

Lu, eu também ando meio sumida, amiga... Ia te mandar um email para avisar da receita e não consegui, pode? Esta receita será a primeira de muitas, pode crer! ;o)

Sylvia, eu prefiro a lingüiça, meu filho prefere o frango e meu marido gosta dos dois: é um prato que agrada a todos! ;o)

Um beijo enorme e uma linda semana para vocês!

Beatriz Belliard disse...

Hmmm parece delicioso ! Eu tenho este livro e gosto muito, esta receita ainda nao fiz, ja deu vontade ! beijinhos e boa semana

Filipa disse...

Que bela receita, adorei! E eu acho que a foto está linda!

Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Ci, eu tenho esse livro há quase 2 anos e ainda não fiz nada dele - gostei da sua idéia!

Claudia Lima disse...

Cinara eu adorei a receita e a foto. Frango com lingüiça é uma delícia, eu tb adoro!
Bjs

Ana Canuto disse...

Cinara:
Só pra vc ter uma idéia, aqui em casa o apelido da filha é "calabresa". Imagine por que né !!!!

Cinara disse...

Bia, na primeira vez em que folheei o livro, já separei várias receitas para fazer! Agora, que estou lendo com mais atenção, estou achando dicas ótimas nos textos da Nigella... O livro é ótimo mesmo!

Filipa, obrigada, amiga!

Paty, neste livro em particular eu gostei mais das receitas salgadas! Tem um sanduíche de salmão que me parece super apetitoso na página 435... ;o)

Cláudia, obrigada, querida!

Ana, adorei o apelido da sua filha!! Ela deve amar uma lingüicinha, não? Eu também *adoro*!

Beijos, meninas!

Valentina disse...

Sou louca por este livro da Nigela.E beautifully put together..e excelentes receitas. ótima escolha da tua parte.

Cinara disse...

Eu também adorei o livro, Val! O problema vai ser decidir qual será a próxima receita que vou fazer... :o)
Beijinhos!