quarta-feira, maio 04, 2011

Pizookie

Pizookie. O nome é estranho e não tem tradução, mas a explicação é simples: "pizzokie" é uma pizza de cookie! Esta sobremesa foi criada pelo restaurante e cervejaria BJ's, que tem unidades espalhadas por todos os Estados Unidos, com maior concentração na Califórnia. Eu nunca estive em um BJ's, mas assim que vi esta versão individual da pizza de cookie, eu sabia que iria adorar! Mais do que uma receita, isto é uma ideia que pode ser usada com a massa de seu cookie favorito, ou mesmo com massa de bolo. É só forrar o fundo de uma fôrma redonda e baixa com massa de cookie, assar normalmente e servir ainda quente com sorvete em por cima! Simples e genial!

Eu usei a minha receita tradicional de cookies com gotas de chocolate, mas é possível utilizar qualquer outra. Lembre-se de dar preferência a receitas que rendem cookies macios! A vantagem de assar a massa de cookies em ramequins (você pode aproveitar quando assar cookies e usar parte da massa para fazer pizookies) é que o calor do cookie saído do forno faz o sorvete derreter e nada é desperdiçado, já que está tudo no mesmo potinho! E quem não gosta de um sorvete cremoso e geladinho misturado a pedaços quentes e macios de biscoito?


Biscoitos com Gotas de Chocolate

1 xícara de margarina (200g = dois tabletes)

3/4 de xícara de açúcar

3/4 de xícara de açúcar mascavo

2 ovos

2 1/2 xícaras de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de bicarbonato

3/4 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de extrato de baunilha

2 xícaras de gotas de chocolate meio-amargo

(Tem gotas da Arcor para vender na Lojinha! Clique aqui para ver!)

Pré-aqueça o forno a 180o (médio-baixo). Bata a manteiga com os açúcares na batedeira até obter um creme claro e leve. Sem parar de bater, acrescente os ovos. À parte, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Acrescente a mistura ao creme às colheradas, sem parar de bater, até ficar liso. Acrescente a baunilha. Pare de bater. Com uma colher, misture as gotas de chocolate à massa.

PARA FAZER COOKIES: Com uma colher de sobremesa, coloque porções da massa em uma assadeira não untada, deixando cerca de 4cm entre elas. Asse por 10 ou 12 minutos ou até dourar as bordas. Retire da assadeira e deixe esfriar sobre uma grade. Não guarde os biscoitos quentes: eles ficam murchos. Rende cerca de 3 dúzias de cookies.

PARA FAZER PIZOOKIES: Coloque uma porção de massa em ramequins untados (ou outro recipiente individual que possa ir ao forno) em quantidade suficiente para formar uma camada de cerca de 1,5cm no fundo. Leve ao forno e asse por 12 minutos, ou até a beirada da massa dourar levemente. Não deixe muito tempo no forno, você quer cookies macios! O tempo de forno vai depender da quantidade de massa, que vai depender da sua preferência. Eu enchi meus ramequins de 9cm de diâmetro e 5cm de altura até 1/3 da capacidade. (Veja os ramequins na Lojinha!)

34 comentários:

Sara Ramos disse...

Adorei... ficou mesmo bem. Gostei muito de saber mais sobre o Pizookie. Beijocas

Lari/Jê disse...

Aiaiai... Fiquei com água na boca... Cookie + sorvete, não tem como dar errado, né

Beijos
Lari

Deborah Martin Salaroli disse...

Cinara
Eu só fiquei imaginando a perdição disso aí. Pizza de cookie? Isso não se faz! kkk
Bjs

Andréa Potsch disse...

Adorei a ideia! Próxima vez que fizer cookies vou assar uns no ramekin para tomar com sorvete... Que tentação!
bjs

Fabiana disse...

Cinara,
Eu que já sou fã das suas receitas de cookies, não perderia essa receita por nada.
Já estou anotando.
Adoro essas novidades que você traz, são sempre um sucesso.
beijos

Dri Dauzacker disse...

Cinara,
Adorei a receita, a combinaçao parece ótima...
Bjim

ameixa seca disse...

Uma ideia bastante original, parece uma delícia :)

cristina disse...

Muito diferente! Achei essa união incrível...e deliciosa!
um abraço!!

Lau V. disse...

Eu tenho certeza que também vou adorar!
Impossível não ser gostoso um cookie quentinho saindo do forno, com as gotas de chocolate ainda derretendo e uma bola de sorvete de baunilha junto. Hummm.
Adorei a ideia!
Beijos Cinara

Marta Benicá disse...

Passei para conhecer, seguir e desejar bom fim de semana pra você. Marta.

victoria disse...

Hummmmmm...e deve ficar uma coisa se colocar massa de brownie no fundo, assar, jogar umas framboesas frescas e por cima de tudo sorvete!!! Nossa, agora fui longe!!!! Olha o que vc faz conosco, Cinara!!bjs

Carla disse...

ai ai que delícia Ci! acabei de copiar para experimentar, espero que não se importe.
bjinho, bom fim-de-semana

Maria disse...

ola, desculpe só agora este comentário e duvida
estive agora uns tempos em N York, e claro além demuitas coisas adorei os bagles e já os fiz tal e qual a receita q voce deu, mas ficaram escuros por dentro, pq razão?
obrigada

Crissy disse...

Adorei a ideia! Super original e simples!!

Sylvia disse...

Que interessante essa receita Cinara, amei, bem diferente
Beijos

Richie disse...

Beeem melhor que essas massas de piza com sorvete que pipocam por aqui, né?

bjo!

www.sosimplesassim.com.br disse...

A cara desse Pizookie está fantástica!!!
bjks

Nancy Passos disse...

Oi Cinara, quanto tempo, tudo bem!!!

Enfim, sempre passo por aqui para me deliciar e ver novidades e belezuras, hoje vou te convidar para passear por um espaço especial para mim é um blog que estou fazendo inspirada em minha mãe, http://minhamaefaziaassim.blogspot.com/ , espero sua visita e seu blog com certeza já está registrado por lá!!

Beijinhos,
Nancy

Marluce disse...

Uau Cinara! Esse Pizookie parece ser uma delícia!
Lembra que você me pediu pra avisar quando fizesse meus cookies de aveia. Fiz ontem de noite e coloquei fotos e receita no meu blog :)
Me diz se você já conhece essa receita
Beijos

Anônimo disse...

Menina
Eu simplesmente amei seu blog.Estava procurando na net a receita dos waffles da Waffle house quando achei seu blog. Encontrei tudo que eu amo nos Eua. O Coffe-cream, os Hash Browns, os whoopies, e você ainda nos dá as receitas....Parabéns!!!!Ano passado fui celebrar o Halloween lá e me entupi de comida americana, este ano vou voltar para o Thanksgiving e espero comer o famoso peru americano....Obrigada pelo blog!!!
Beijos
Carol Nery

Anônimo disse...

Querida
Adorei seu blog. Ano passado fomos para Disney e adoramos a culinária americana ( whoopies, Hash Browns, coffe-mate,waffles). Eu estava procurando na net a receita da Waffle House e encontrei seu blog, amei.....
Estarei sempre por aqui bisbilhotando um pouquinho e me aventurando nas receitas...
Beijos
Carol Nery

Fernanda Garcia disse...

Ola Cinara,

Meu nome é Fernanda e tenho frequentado seu blog ha algum tempo, sou de Indaiatuba, pertinho de Campinas e agora resolvi montar meu blog tambem! Tenta dar uma passadinha mais tarde e me da sua opiniao!

www.orchideahouse.blogspot.com

Ate mais,
Fernanda Garcia

Valentina disse...

Adoro estas coisas simples e geniais ao mesmo tempo

OLIVER CUPCAKES disse...

adoro cookies!!! deve ficar divino com sorvete. vou fazer esta receita aqui em casa para comer com o filhote...show!!!

Casa, Comida e Coisinhas disse...

Nossa, adorei o blog! Fiquei até com água na boca!

Taís disse...

Primeira vez que visito o blog e adorei!

ANA LÚCIA disse...

Vim saborear as receitas deliciosas que tem feito. Copiei algumas.
Jocas,
Ana

Mônica disse...

Cinara: estou hpa tanto tempo pra vir aqui falar com vc. Quero te pedir desculpas por que vc me ajudou tanto quanto te perguntei sobre cupcakes e eu nem vim te agradecer. Na época, minha mãe que tem alzheirmer foi internada e fiquei um bom tempo sem entrar aqui na internet. Hoje venho agradecer seu carinho e dizer que AMO seu site!! Obrigada por tudo Cinara ...fica com Deus..bjs no seu coração!
Mônica.
PS: não sei se vc vai se lembrar de mim...meu blog: www.blogandocommoni.blogger.com.br

Cinara disse...

OBRIGADA A TODOS PELA VISITA E PELOS COMENTÁRIOS TÃO CARINHOSOS! COMO EU DISSE, NÃO É NADA EXTRAORDINÁRIO, MAS ÀS VEZES A SIMPLICIDADE DÁ O MELHOR RESULTADO...

Victoria, excelente a sua ideia de fazer com brownie e framboesas... Dica anotada! ;o)

Maria, não sei dizer por que seus bagels ficaram escuros por dentro! Será que foi o tipo/marca de farinha que você usou? O jeito é fazer novamente, trocando a marca dos ingredientes. Desculpe não poder te ajudar!

Mônica, é claro que me lembro de você! E não precisa agradecer nada, o prazer é todo meu... Espero que sua mãe esteja melhor. Fiquem com Deus também e obrigada pelo carinho!

BEIJOS E UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!

Claudiane disse...

Hummm é de dar água na boca!!! Adorei a receita de Pizookie, vou testar. O blog tá lindo,visite o meu tbém http://tecendoossabores.blogspot.com/
Bjos.

Flor de Sal disse...

Que boa idéia!!! Amei, muito bonitinho!

Cinara disse...

Obrigada, Claudiane e Flor de Sal!
Beijos e boa semana!

Patricia Knack disse...

Oi,Cinara!
Acho tuas receitas uma delícia...encontrei teu blog por acaso no começo do ano procurando receitas de cookies ,já fiz algumas delas e são ótimas!
Quero te pedir se posso colocar no meu blog essa tua receitas de cookie com gotas de chocolate ,que já fiz e amei de paixão...com a devida autoria e indicação do blog,com certeza.

Beijos,Pati
Meu Blog: http://biscoitosfinosdecorados.blogspot.com/

Cinara disse...

Obrigada pelos elogios, Pati! Pode colocar a receita, sim. Depois vou conhecer os seus biscoitos!
Beijos!