domingo, janeiro 31, 2010

Kettle Corn

Eu sempre ADOREI pipoca de todos os tipos: salgada, doce, caramelada, com manteiga por cima, com pimenta, com mostarda, feita no micro-ondas, na panela ou na pipoqueira elétrica, comprada do pipoqueiro na frente da escola, no cinema e principalmente feita em casa. Eu gosto tanto que às vezes troco o jantar por uma bela tigela de pipoca quentinha... Uma das panelas mais usadas aqui em casa com certeza é esta, que meu avô fez para mim a partir de uma antiga panela de pressão, quando eu ainda era adolescente:

Minha "receita secreta" é levar a panela ao fogo alto, com um pouco de óleo e um tiquinho de manteiga, colocar o milho até cobrir o fundo da panela (com um grão ao lado do outro, não amontoados), adicionar o sal e esperar. Depois que as pipocas começam a estourar, é só mexer sem parar (no meu caso, girar a manivela) até não ouvir mais nenhum estouro. O milho também precisa ser de ótima qualidade, para render pipocas graúdas e saborosas.

É claro que eu também tenho uma pipoqueira elétrica há muitos anos. A pipoca estoura no ar quente, o que a torna muito mais saudável, mas o sabor fica meio sem graça. Aí a gente tem que derreter manteiga para jogar por cima, e a proposta da pipoca saudável vai pro beleléu...

Outra coisa que não é nada saudável é este quarteto de temperos em pó para pipoca que comprei nos EUA. Os sabores são Sour Cream & Onion, Zesty Nacho, Cheddar Blend e Bacon & Cheddar. Eles são totalmente artificiais, mas de vez em quando eu uso um pouquinho, só para dar um "tchan" mesmo.

Mas uma receita de pipoca simples e super gostosa que eu ainda não conhecia era a de Kettle Corn. Este tipo de pipoca leva sal e açúcar, e é incrível como ela é doce e salgada na medida certa. Como diz o nome, antigamente ela era feita em tachos de ferro, mas hoje existem máquinas modernas e enormes para fazer Kettle Corn, muito comum em parques e feiras nos Estados Unidos. Entre os presentes de Natal que recebemos da minha família americana, havia três pacotinhos de pipoca para micro-ondas no sabor "Kettle Corn", e seu sabor delicioso e diferente nos surpreendeu. Lá fui eu atrás da receita, e garanto que a Kettle Corn caseira ficou ainda melhor!! (Receita original aqui.)


Kettle Corn

1 1/2 colher (sopa) de óleo (eu uso canola)

1/4 xícara de milho para pipoca

1 1/2 colher (sopa) de açúcar

Sal a gosto

Em uma panela grande, coloque o óleo e 3 grãos de milho. Acenda o fogo e tampe a panela. Preste atenção: quando o terceiro grão de milho estourar, o óleo está pronto. Adicione o restante do milho e o açúcar. Gire a panela para misturar bem. Tampe a panela e sacuda gentilmente (ou gire a manivela, se tiver uma panela própria), deixando a tampa entreaberta para o vapor sair. Quando estourar tudo, coloque as pipocas em uma tigela grande e coloque sal a gosto (cerca de 1 colher (chá) para esta quantidade de milho).

34 comentários:

PratosdaBela disse...

Hummmmmm
que aspecto delicioso...
Jinhos fofos

Luciana B. disse...

Ci... eu não conhecia esta pipoca, juro!! Amei... qualquer hora vou fazer, também sou uma alucinada por pipoca. Beijos!

ameixa seca disse...

Também adoro pipocas e faço como tu na panela, depois de estourar a primeira fico mexendo e mexendo :) Mas essa salgada e doce ao mesmo tempo ainda não conhecia. Tenho que experimentar :)

Roberta Mello disse...

Oi Cinara, eu tb gosto de fazer pipoca na panela, é bem mais gostosa e saudável!!! Vou fazer essa receita!! beijocas

Carolina Andrade disse...

Ci, tão fácil, nossa. minha filha ama pipoca, faço muito pra ela. Acho ótimo a pipoqueira, na maioria das vezes até estourar todos os grãos acaba dando uma pegadinha no fundo da panela. Vou testar essa. Beijão

Camila disse...

Nunca tinha ouvido falar nessa pipoca. Doce e salgada? Parece interessante, adoro essas combinações diferentes... Bjs

Marina Mott disse...

Deve ficar uma delícia!! Adorei a sua panela super exclusiva!!! Bjs

Isabel disse...

Olá Cinara :)
Acabei de conhecer o seu cantinho encaminhada por um post da linda cozinha da Iliane. Adorei o seu cantinho delicioso.
A sua panela é fantástica!! E as suas pipocas não lhe devem ficar atrás!
beijinho e boa semana!

Unknown disse...

Olha a pipoca quentinha e saborosa. O que eu hoje nao aprendi a ler este post sobre pipocas. Adorei!

Beijinhos e boa semana

Lua Limaverde disse...

Ci, eu adoro pipoca, mas o Ric simplesmente ama! Tanto que ele tem, desde adolescente também, uma panela semelhante a sua. Tenho certeza que ele vai adorar essa receita, vou fazer, com certeza! :D
Beijo!!!

Júlia Gallant disse...

Oi Cinara!
Vim te fazer uma pergunta :-)
Meus sogros foram em uma chopperia nova que abriu em Campinas e comeram um molho ótimo de Gorgonzola, catupiry e requeijão. Falaram muito bem e eu queria tentar fazer pro boyfriend, mas não faço idéia de como. Vc conhece a receita? Tem alguma dica de como eu poderia fazê-lo? Obrigada!
Beijo!

Kriska disse...

Hummm eu amo essa pipoca. O bom é que em casa só eu gosto, então eu como tudo sozinha! hehehe que horror.. A Yoki, se nao me engano, tinha esse sabor para microondas, mas acho que pararam de vender. Aí não comi mais....até hoje! vou experimentar. nham nham

Rose disse...

Olá Cinara, também sou uma alucinada por pipoca. Tanto que ganhei uma pipoqueira, bem aprecida com a sua, de presente de Natal quando tinha 14 anos. Tenho até hoje. E uso até hoje. Não conhecia a tal kettle corn, mas parece bom. O que faço de vez em quando é jogar um pouco de tempêro para carnes, ou frango ou legumes na panela, junto com os gràos. Dá um toque diferente.

marina guimarães disse...

meu sobrinho é louco por pipoca, vou fazer essa receita para ele.
fiz sua ótima receita de cookies macios de baunilha e rechei com creme de amendoim, ficou muito bom. futuramente vou testar um recheio de chocolate amargo.

:)

Claudia Lima disse...

Eu sou louca por esta pipoca. É uma das melhores que já comi. Muito famosa por aqui.
Tb gosto de pipoca salgada com choco;ate preto derretido por cima. É uma loucura!
Bjs :)

Ana disse...

Ci, eu gosto de pipoca salgada (com parmesa ou molho de pimenta! hehe!), nao sou fa de pipoca doce mas Kettle Corn eh o q ha!!
Todo ano quando tem spring or fall festival aqui e a gente vai eu tenho, preciso e necessito comprar minha kettle corn! Eh mesmo como vc disse, o doce e salgado sao na medida certa e o gosto eh muuuito gostoso!
Mas olha, se um dia vc tiver a chance de comer a pipoca feita no kettle mesmo eh muuuuuuito melhor! Juro a pipoca tem um gosto bom e eh crocante, deliciosa, os kernels sao grandoes, eh uma delicia impar viu! Parece uma bobeira, tipo "ai, eh pipoca", mas quando vc pega o saquinho e come a pipoca quentinha q acabou de sair daqueles kettles de cobre no festival ai voce entende o q eh kettle corn!!
E eu tbem ja fiz em casa! haha! Nao eh a mesma coisa, mas quebra um galho quando da vontade e nao tem nenhum festival in sight!
Beijos!
Ana

Ana disse...

Ah, so queria falar q eu tbem gosto de pipoca feita na panela! Eh tao mais gostoso ne?!!
Bjs!
Ana

Richie disse...

Oi Cinara!

Hum, eu gosto só de pipoca doce, mas acho que vou tentar essa, afinal, leva açucar, né?

Nunca tinha visto, fiquei curioso pra fazer no primeiro filminho que rolar!

bjim :D

Pela Arte de Educar disse...

Oi Cinara, tbém gosto de pipoca e esta parece ser muito boa mesmo, vou esperimentar e com um chimarão(mate como chamamos aqui o chimarrão doce)
deve ser uma delícia.
Bjs
Edna.

Verena disse...

Ci, é impressionante o que os americanos fizeram com a pipoca! Vi uma reportagem sobre uma empresa que vendia pipocas com mais de 20 sabores...
Também adoro pipoca e aqui em casa dá briga se faço uma quantidade pequena, meu pequeno ama e o pai também, aí já viu...!
Adorei essa idéia de misturar o doce com o salgado!
E sua pipoqueira é um must! Ainda mais feita pelo seu avô! Faço na panela normal ou no microndas, mas ainda vou comprar uma com manivela!
Beijocas!

Juh Girardi disse...

Olá Cinara!
Passo sempre por aqui para ver suas novidades, mas tenho uma pergunta pra te fazer.
Depois de muito passar vontade, finalmente consegui comprar blueberry aqui na minha cidade (amém! rs), e estou louca para usá-los em alguma receita! Como sempre vejo receitas com blueberries aqui, queria saber, na sua opinião, qual a que mais vale a pena. Me ajuda??? rsrs

Beijoss
Amo seu blog e suas receitas! =)

Vicky disse...

Pipoca!!!! Adoro!!! Vc sabe alguma receita infalível de pipoca caramelada? Já fiz um monte e ficou tudo grudado...claro que comi mesmo assim, mas queria aquela soltinha...Parabéns pelo blog! Todos os dia entro pra dar uma olhadinha..bj

Mari Desimone disse...

Cinara, parabéns pelo seu blog. É uma delícia de ler. O jeito que você escreve ajuda até quem tem mais interesse em comer do que em cozinhar.

Parabéns!

Cinara disse...

Bela, obrigada!

Luciana, “ alucinada” é a palavra correta! Experimente que você vai gostar... ;o)

Ameixa Seca, é um sabor surpreendente, você vai adorar!

Roberta, tem coisas que a gente tem que fazer “à moda antiga” mesmo, não é? ;o)

Carol, depois me conte se a sua filhota gostou!

Camila, você não acredita como fica maravilhosa!!

Marina, obrigada! Essa panela é realmente o meu xodó... :o)

Isabel, muito obrigada pela visita e pelos elogios! Espero te “ver” sempre por aqui... ;o)

Cacahuete, acho que vou transformar este post em um “tratado sobre pipocas”, que tal? :oD

Lu, então o Ric é dos meus! Todo viciado em pipoca que se preze tem sua própria panela praticamente desde a infância... :oD Depois me conte o que ele achou da Kettle Corn, amiga!

Júlia, eu não conheço nenhum molho que leve estes três ingredientes, mas com certeza você deve achar pela internet. A mistura de queijos me parece realmente deliciosa! Em último caso, peça a receita na própria choperia. Às vezes eles não se incomodam em divulgar!

Kriska, jura que a Yoki já teve esse sabor? Se eu tivesse encontrado, com certeza teria provado! Mas esta receita caseira ficou show, depois me diga se você gostou!

Rose, eu também já provei pipoca com tempero para carne ou com aquele tempero caseiro, verdinho... Fica muito gostoso também!

Marina, cookies de baunilha com recheio de creme de amendoim?? Vou anotar a dica agora mesmo, deve ter ficado divinos! Com chocolate amargo, então... ;o)

Cláudia, acho que preciso provar uma pipoquinha salgada com chocolate preto derretido por cima... :oP

Ana, não cheguei a comer Kettle Corn em feiras americanas, mas você me deixou com muita vontade!! Agora vai virar a minha missão na próxima vez que eu for aos EUA! E a pipoca na panela é prova de que há coisas que não adianta tentar modernizar... ;o)

Richie, acho que você vai gostar: ela fica levemente açucarada e o sal complementa tudo com perfeição!

Edna, depois me conte se você experimentar a Kettle Corn! E também se ela combinou com o mate!

Verena, se você tem viciados em pipoca em casa, amiga, é impossível viver sem uma pipoqueira com manivela!!! Quem ama pipoca não gosta de desperdiçar um grão de milho sequer... :oD

Juh, eu recomendo muito os muffins de blueberry, mas acabo de testar uma receita que é ainda mais fácil do que as que eu tenho aqui, e igualmente saborosa! Eu devo publicá-la nos próximos dias. Outra receita que eu amo é a de panquecas com bluberries, que é fácil de fazer e fica deliciosa, principalmente se suas blueberries forem frescas! Se ainda tiver dúvidas, me mande um email, OK?

Vicky, todas as minhas tentativas de fazer pipoca caramelada em casa também foram frustradas, acredita? Então eu sempre faço o que chamo simplesmente de pipoca doce, ou açucarada. Eu estou a pipoca no óleo, sem sal. Quando estoura tudo, eu jogo um tanto de açúcar por cima (a olho) e fico mexendo com uma colher de pau (com o fogo ligado) para não queimar e para o açúcar cobrir todas as pipocas por igual. Quando as pipocas ficam douradinhas, eu tiro do fogo e coloco em um pirex grande. As pipocas ficam juntinhas, mas é só mexer um pouco que elas soltam. E ficam super crocantes!

Mari, muito obrigada pelas palavras tão gentis! É um grande incentivo receber comentários como o seu... :o)

Um beijão para vocês!

Juh Girardi disse...

Muito obrigada queridaa! =)
Eh.. meus blueberries nao sao frescos.. aqui, soh congelados, e no Pao de Acucar! rsrs (num liga, d vez em qdo meu teclado num funciona acentuacao..)

Vou esperar a proxima receita entao.. senao, farei os muffins mesmo!

Beijoss

camila disse...

Pra quem pediu receita de pipoca caramelada, aí vai:
1 medida de milho
1 medida de açúcar
1/2 medida de óleo
1/4 de medida de água
Colocar tudo na pipoqueira e mexer até estourar. A água é para evitar que o açúcar queime. Se quiser pipoca colorida, basta adicionar corante alimentício a gosto. A medida varia conforme o tamanho da sua pipoqueira. Em casa uso aqueles copinhos para chachaça.
A maior parte fica soltinha, apenas umas e outras ficam grudadinhas por conta do caramelo, mas ficam doces e saborosas!

Fernanda Trapp disse...

Eu amava esse sabor de pipoca para microondas! Comi vários pacotes! Hummm.

Cinara disse...

Juh, você viu a nova receita de blueberry muffins?? Depois me conte se você fizer, OK? ;o)

Camila, muito obrigada por compratilhar a receita conosco! Vou experimentar com certeza!

Fernanda, eu ainda não estou acreditando que nunca vi este sabor para vender no Brasil... Acho que é porque eu não conhecia. Agora tenho feito sempre! ;o)

Beijinhos, meninas!

Anônimo disse...

Hummmm encontrei uma fã incondicional de pipocas, só não sabia que podia fazer de tantas maneiras.... adorei seu blog tem um arzinho da casa da vovó que é gostoso de mais... olha se puder e quizer de, concordar uma olhadiha no meu Blog, sou suspeita falar mas ele é lindinho e fique a vontade para comentar, opinar, discutir, descordar. Ah! e participartambém das enquetes. E se quizer segui-lo assim comou seguindo o seu fique a vontade o endereço do blog é: http://pontodeencontrodelas.blogspot.com/
Ficarei muito feliz com a sua colaboração! Um beijão!!!!!

Cinara disse...

Muito obrigada pela visita e pelos elogios, Ana Patrícia! Pode deixar que em breve vou visitar seu blog, OK? ;o)
Beijos!

Unknown disse...

Fazia, não. Faço pipoca desse jeito, hahaha, nem sabia que tinha nome próprio. Tudo bem que não colocava sal e era tudo sem medida. :x

Comprei pipoca só para fazer! Nham, ficou boa e não queimou, hahahah

Unknown disse...

E o Segredo daquelas com manteoga bem melada kkk será que você também tem ?
Tudo muito lindo aqui melhor eu só olhar .Beijos .

Cinara disse...

Vitor, ela tem nome e sobrenome, você viu que chique?? Não sei como ainda não criaram a pipoca gourmet... ;o)

Vânia, aquele pipoca bem amanteigada não tem segredo: é só derreter a manteiga no micro-ondas ou no fogo (sem deixar queimar) e espalhar por cima da pipoca estourada! Fica com um zilhão de calorias, mas é bom demais... :oP
Obrigada pela visita e pelo elogio!

Beijos!

Anônimo disse...

Tinha sim, de microondas, mas nunca mais achei!